VEREADOR: IVETE LUCILA BENVEGNÚ CERBARO
BIOGRAFIA: Ivete Lucila Benvegnú Cerbaro, filha de Luiz Benvegnú e de Adélia Brugnera Benvegnú, nasceu em 29 de janeiro de 1953, em São Domingos do Sul/RS. É casada com Luiz Cerbaro, mãe de Eduardo Cerbaro e Luiz Cerbaro Junior, sogra de Manina Perin Mezzomo e avó de Luiza Mezzomo Cerbaro.
Cursou Magistério- 1º Grau na Escola Normal Santa Gema Galgani, em Sarandi, e o Ensino Médio -Técnico em Contabilidade no Colégio São Luiz, em Casca. É graduada em Ciências Naturais e Biológicas pela Universidade de Passo Fundo e, por vinte e cinco anos, lecionou na Escola Estadual Frederico Benvegnú e, em paralelo, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Giovani Mognon, por dois anos.
Durante o período, por três gestões foi Vice-diretora e também exerceu a função de Coordenadora Pedagógica, sempre lecionando matemática. Também trabalhou no escritório de contabilidade de seu pai, que mais tarde foi adquirido pelo marido Luiz Cerbaro.
As atividades na comunidade iniciaram depois de casada no Clube de Mães Santa Maria como associada, secretária, vice-presidente e presidente nos anos de 1978 a 1982 e 1984 – 1985. Além disso, foi catequista por diversas vezes, palestrante nos encontros para preparação para o matrimônio e participante e colaboradora no ECC (Encontro de Casais em Cristo).
Desde as primeiras Romarias Vocacionais até os dias de hoje sempre fez parte da equipe da Procissão Luminosa. Também integrou a equipe de divulgação da Comissão de Emancipação de São Domingos do Sul e atuou inúmeras vezes no CMC (Conselho Municipal de Cultura), inclusive quando foi organizada em 1999 a primeira Expofeira e Escolha das Soberanas. Ademais, participou do Conselho Escolar e do CTG na Patronagem e como Coordenadora de Invernadas.
Em sua participação na política, Ivete foi eleita para vereadora nas Gestões 2009 – 2012 e 2021 – 2024. As principais atividades dos seus mandatos foram:
- Idealização da Feira Intermunicipal de Artesanato e busca de parcerias com as vereadoras dos municípios da Comarca de Casca;
-Viabilizou a participação nos cursos profissionalizantes da Escola Leão XIII, de Passo Fundo;
-Como representante do Legislativo do CMC, participou na organização da Semana Farroupilha, da Semana das Artes, da Semana do Município e da Ciranda Cultural;
-Busca persistente pelo atendimento e acolhimento no dia a dia no Jazigo do Monsehor João Benvegnúe divulgação nas redes sociais.
Além de propor a denominação de ruas, a parlamentar apresentou os seguintes Projetos de Lei:
- Lei Ordinária nº 1.131/2011, que criou o Designativo oficial para o município de São Domingos do Sul através da seguinte expressão: “Terra do Monsenhor João Benvegnú”;
- Lei Ordinária nº 1.156/2012, que denominou o Distrito Industrial Municipal de São Domingos do Sul, situado às margens da RS -129, de “Distrito Industrial Santo Perin”;
- Título de Cidadão São-dominguense Benemérito concedido ao Padre Fernando Luiz Gazola.
Ivete, que foi duas vezes Primeira-Dama e primeira Prefeita em Exercício de São Domingos do Sul, atuou como Presidente do Legislativo Municipal nos anos de 2011,2022 e 2023.
Fonte: Siveira, Jair Pedroso da. A voz feminina no parlamento municipal: volume 2/ Jair Pedroso da Silveira.Casca/RS. Gente Nossa, 2023. p. 66-67.